Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


CERMAM - COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO AMAZONAS - 2022

Paciente do sexo feminino, 28 anos, grávida de 32 semanas, inicia quadro de dor tipo cólica em mesogástrio que migra para o flanco direito, de moderada intensidade, associada a náuseas e vômitos, há cerca de 36 horas. Nega febre, sintomas urinários, leucorréia e alterações no hábito intestinal. Ao exame físico, encontra-se em BEG, eupneica, afebril, hemodinamicamente estável. Seu abdome é gravídico, com útero palpável acima da cicatriz umbilical. Movimentos fetais palpáveis. Ausculta do foco cardíaco fetal: 140bpm. Dor à palpação profunda em flanco direito, com descompressão brusca bastante dolorosa. Toque vaginal: colo uterino fechado. O hemograma revela 12.000 leucócitos com desvio à esquerda, hemoglobina e hematócrito normais para o estado gravídico. EAS sem alterações. Sobre o caso acima, assinale a alternativa CORRETA:

A

A postergação do tratamento cirúrgico urgente para esta paciente aumenta as chances de parto prematuro e sofrimento fetal.

B

A ausência de febre e o estado gravídico sugerem que a antibioticoterapia de largo espectro é o tratamento de escolha para o caso acima.

C

Os dados clínicos são insuficientes para determinação de diagnóstico e conduta, estando indicada a investigação com tomografia computadorizada.

D

O estado gravídico contraindica tratamento laparoscópico para o caso.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀