Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SCMBH - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE - 2023

Paciente 39 anos, G3P2A0, nenhum filho vivo, gestação de 32 semanas, hipertensa crônica de difícil controle, em uso de metildopa 2 gramas por dia e amlodipina 5mg por dia. Ultrassonografia mostra restrição de crescimento intraútero, circunferência abdominal percentil <10. Sobre a dopplervelocimetria fetal para esse caso, é CORRETO afirmar que:

A

O último estágio do aumento da resistência na artéria umbilical identificado pelo doppler é a inversão do fluxo sanguíneo durante a diástole.

B

A resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias umbilicais é inversamente proporcional às condições da circulação uteroplacentária.

C

Com a evolução da insuficiência uteroplacentária o aumento da resistência ao fluxo sanguíneo na artéria umbilical não impede o fluxo sanguíneo durante a diástole.

D

O estado de centralização pode ser mensurado através do estudo da artéria cerebral média, que demonstrará diminuição do fluxo diastólico e da resistência em sua circulação.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀