Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


IAMSPE - INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL - 2020

Mulher de 47 anos de idade apresenta quadro de cefaleia há 1 dia. Familiar relata que a paciente apresentou episódios de confusão e evoluiu com duas crises convulsivas há cerca de 1 hora. Exame físico: PA: 238 x 172 mmHg; FC: 72bpm; T: 36,3 °C; cardiopulmonar: sem alteração; neurológico: escala de Glasgow: 13 (sonolenta e confusa); motricidade ocular extrínseca e pupilas normais; não há sinais de irritação meníngea ou deficit motor. Glicemia capilar: 95mg/dL. Nesse momento, é correto:

A

baixar a PA de forma cuidadosa e lenta, com captopril oral (25 mg); a dose pode ser repetida após 30 minutos, se necessário.

B

investigar a etiologia da elevação da PA, que é secundária ao reflexo de Cushing, sendo consequência de grave hipertensão intracraniana.

C

prescrever nitroprussiato de sódio e realizar uma tomografia de crânio, assim que possível.

D

prescrever labetalol e reduzir a PA sistólica para um valor abaixo de 140 mmHg para evitar a progressão do possível sangramento no sistema nervoso central.

E

realizar a tomografia de crânio imediatamente para definir se o quadro neurológico é isquêmico ou hemorrágico, antes de prescrever anti-hipertensivos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀