Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HFA - HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS - 2016

Menino de dois anos de idade, residente em área rural na Bahia, é levado ao pronto atendimento com queixa de febre há duas semanas, palidez, hipoatividade e aumento de volume abdominal. Ao exame inicial, apresenta-se com palidez cutâneo-mucosa, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia cervical e aspecto emagrecido. Nos exames laboratoriais, foram observados: anemia; leucopenia com predomínio de células linfomonocitárias; trombocitopenia; VHS: 100 mm/1 hora e inversão da relação albumina/globulina. Quanto ao diagnóstico e ao tratamento de leishmaniose sistêmica (calazar), assinale a alternativa CORRETA:

A

A intradermorreação de Montenegro é sempre positiva durante o período de estado da doença.

B

Os exames sorológicos Imunofluorescência Indireta (IFI) e ensaio imunoenzimático (ELISA) são invariavelmente reativos e a Intradermorreação de Montenegro (IDRM) negativa, quando considerado quadro agudo da doença.

C

O aspirado de medula óssea e do baço geralmente mostram presença de formas promastigotas do parasita.

D

A droga de escolha para o tratamento é a N-metil-glucamina, na dose de 20 mg/kg/dia por aproximadamente 60 dias.

E

A anfotericina B e as respectivas formas lipossomais podem ser utilizadas como tratamento alternativo e devem ser administradas, alternadamente, por 60 dias.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀