Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
CRER - CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO - 2011
Menino de 10 anos de idade dá entrada em Unidade de Terapia Intensiva com história de febre alta e mialgia generalizada há 4 dias, queda do estado geral progressiva e quadro de confusão mental nas últimas 12 horas. Ao exame físico: temperatura 39,5°C, toxemiado, hipotenso, taquicárdico. Apresentando rigidez de nuca e estertoração crepitante em terço médio de pulmão direito e base do hemitórax esquerdo. Há lesão purulenta, com sinais inflamatórios, em tornozelo direito. Os pais referem que há 8 dias o paciente caiu da bicicleta e machucou o tornozelo. A conduta inicial neste caso deve ser:
Debridamento do foco infecioso, metronidazol por via oral e soro antitetânico ou imunoglobulina humana antitetânica por via intramuscular.
Colheita de sangue para cultura, realização de ecocardiograma e introdução de penicilina cristalina e gentamicina, por via endovenosa.
Colheita de sangue, líquor e material da lesão para cultura e introdução de oxacilina por via endovenosa.
Debridamento do foco infeccioso com colheita de material para cultura, introdução de penicilina cristalina por via endovenosa e aguardar resultado da cultura para introdução de antitoxina tetânica.
Isolamento do paciente, colheita de sangue e líquor para cultura, introdução de cefalosporina de 3ª geração por via endovenosa e receita de antibióticos para os comunicantes domiciliares.