Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HIAE - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - 2025

Manuel, um paciente diabético de longa data, veio à UBS hoje porque não está se sentido muito bem; está tonto, com a visão estranha e fazendo mais xixi que o habitual; nega outras queixas. Veio, também, porque iniciou o uso de insulina NPH, há 10 dias, e precisa fazer o controle glicêmico na UBS. Foi encaminhado para a sala de avaliação, onde foi feita a medida da sua glicemia – sendo encontrado o valor de 288 mg/dL – realizado um exame na sua urina, cujo resultado foi cetonúria negativa. Diante desse quadro, qual alternativa descreve a conduta acertada?

A

A médica responsável pelo paciente deve encaminhá-lo para atendimento em serviço emergência, pois a glicemia está maior que 250 mg/dL.

B

Deve-se administrar insulina regular, com dose equivalente a 10% da dose total usada pelo paciente, se possível, hidratar, mesmo que oralmente, e reavaliar a glicemia em 4 horas.

C

Deve-se administrar insulina NPH, com dose equivalente a 10% da dose usada pelo paciente, hidratar com soro fisiológico a 0,9% intravenoso e reavaliar a glicemia em 4 horas.

D

Devem-se avaliar sinais de desidratação e cetose; caso não sejam encontrados, deve-se hidratar o paciente com soro fisiológico a 0,9% intravenoso e reavaliar a glicemia em 30 minutos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀