Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HASP - HOSPITAL DA AERONÁUTICA DE SÃO PAULO - 2024

J. 32 anos, mulher travesti, vem à consulta na UBS referindo estar triste maior parte do tempo, desanimada e pensamento de morte, com ideação suicida, sem planejamento. Além disso, refere que há 2 meses apresenta esses sintomas associado a perda do apetite, emagrecimento, insônia e sentimento de culpa. Considera-se uma pessoa impulsiva, já se envolveu em várias situações de risco físico ao longo de sua vida. É trabalhadora do sexo e consegue cumprir sua função. Na consulta está acompanhada de outra amiga que menciona o quanto o desanimo de J. é atípico, pois ela é uma pessoa proativa, alegre e prestativa, apesar do "gênio" muito forte, caracterizado por uma personalidade instável emocionalmente, impulsividade para tomar decisões na sua vida pessoal e também no sexo, dificuldade em lidar com a raiva e frustrações, bem como não consegue manter relacionamentos afetivos longos. Nega fazer uso de cocaína ou maconha, mas utiliza eventualmente álcool, além de ser tabagista (um maço de cigarros por dia). Acompanha no ambulatório de transexualização e tem como prescrição espironolactona 200mg por dia e estradiol transdérmico 0.2mg/24h com trocas uma vez por semana. Assinale a alternativa correta, conforme critérios do DSM-V:

A

O principal diagnóstico no momento é um episódio depressivo e a introdução do lítio é a opção de escolha.

B

O transtorno de personalidade borderline não pode ser descartado, em função disso o tratamento indicado é carbonato de lítio.

C

O episódio depressivo deve ser diagnosticado e um inibidor seletivo de recaptação de serotonina pode ser utilizado.

D

O diagnóstico do eixo I é episódio depressivo maior e do eixo II, transtorno de personalidade borderline, podendo ser introduzido sertralina.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀