Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FMJ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ - 2012

Homem de 55 anos, portador de câncer de pulmão, apresenta-se no serviço de emergência com queixa de tosse produtiva e fraqueza. Há 1 dia, apresentou 2 episódios de temperatura de 38,8ºC. Realizou há 10 dias seu quarto ciclo de quimioterapia. Negou quimioprofilaxia com quinolona. Ao exame físico: afebril, regular estado geral, FC = 82 bat/min; PA = 110 x 70 mmHg; pele, cavidade oral, pulmão, períneo e sítio de inserção de cateter sem alterações. Laboratório: Rx de tórax normal; função renal e hepática normais e urina I dentro da normalidade. Hemograma com Hb = 9,6 gm/dl; Ht = 27%; leucócitos totais = 200 mm³ e neutrófilos = 140 mm³. Plaquetas de 50.000. Qual é a melhor conduta a ser seguida?

A

Como os exames não apresentam anormalidades, exceto neutropenia, iniciaria amoxacilina 1 grama de 8/8 horas via oral com reavaliação após 48 horas.

B

Solicitar ao paciente retorno nas próximas 48 horas para avaliação de curva térmica e transfundiria 6 concentrados de plaquetas pelo risco de sangramento.

C

Coletar hemoculturas em cateter e veia periférica, urocultura e cultura de escarro para início imediato de Cefepime endovenoso.

D

Início imediato de Cefepime associado a Vancomicina e GranuloKine endovenoso após coleta de culturas de sangue e urina.

E

Administrar 5 concentrados de plaquetas na emergência e alta da emergência com prescrição para uso oral domiciliar de Amoxacilina-Clavulonato associado a Ciprofloxacino. Orientaria em relação a retorno, se persistência da febre por mais 48 horas.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀