Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


PUC - RS - HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUC - RS - 2019

Homem, 34 anos, procurou a emergência por mal-estar, febre, sensação de dor torácica em região subesternal, tosse seca e leve dispneia iniciados há poucas horas. Submetido à cirurgia bariátrica há 9 dias, negava queixas abdominais. Obeso há 12 anos, asma desde a infância e tabagismo (20 anos-maço). Ao exame físico, temperatura axilar 37, 9°C, taquicárdico e sem outras alterações. Considerando o diagnóstico mais provável, qual é a conduta inicial no atendimento de emergência?

A

Solicitar radiografia de tórax, hemograma, exames culturais e iniciar antibioticoterapia empirica precocemente, pois a rapidez do tratamento pode reduzir a morbimortalidade.

B

Solicitar eletrocardiograma, radiograma de tórax e d-dímeros, que, se estiverem acima de 500 ng/mL, devem demandar também a realização de angiotomografia de tórax.

C

Iniciar oxigenioterapia, nebulizações com broncodilatadores e administrar corticóide IV, seguidos de avaliação adicional com radiografia de tórax e gasometria arterial.

D

Solicitar tomografia de tórax e abdômen, hemograma, hemocultura e coleta de escarro (ou coleta de lavado broncoalveolar, se não houver produção de secreção em via aérea), seguidos de antibioticoterapias de amplo espectro, com cobertura para germes nosocomiais.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀