Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FMABC - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - 2023

Em um pequeno município do estado de São Paulo, EF, 70 anos, aguarda a alocação de vaga para a realização de hemodiálise ambulatorial. Por falta de infraestrutura em seu município de origem, EF é encaminhado para município vizinho para a realização do procedimento, como parte de um convênio de saúde, que promove a articulação a serviços de saúde de determinadas regiões. Essa estratégia pode ser descrita como

A

respeito ao princípio da Participação Social do SUS, dado que todo indivíduo tem direito a participar do tratamento mais adequado e custo-efetivo para sua doença ou agravo à Saúde.

B

expressão do princípio da Regionalização do SUS, uma vez que as estratégias e cuidados em saúde devem funcionar de forma articulada entre serviços de saúde, priorizando que todo cidadão receba o cuidado de que necessita.

C

um acordo extraoficial das secretarias de saúde, que prejudica a regulação dos serviços de saúde, uma vez que cada município deve ser autosuficiente para garantir os direitos de seus munícipes.

D

desafio para o Sistema Único de Saúde, pois fragiliza o princípio da hierarquização das decisões em saúde, ao parcelar o cuidado do usuário em diversos municípios.

E

um acordo entre os conselhos gestores dos serviços de saúde, que devem prioritariamente atender à necessidade do munícipe e, posteriormente, acionar o ministério público para a garantia de cuidado integral ao usuário dentro de seu próprio município.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀