Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFU - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFU - 2018
Em reunião de equipe de uma Unidade Básica de Saúde foi notado que mesmo com uma boa adesão dos idosos ao programa de controle da hipertensão alguns persistiam com níveis pressóricos descontrolados. Um dos agentes comunitários de saúde afirmou que esses casos eram de idosos que moram sozinhos. A equipe decidiu então fazer um levantamento de todos os idosos hipertensos acompanhados ao longo do último ano, separando-os em dois grupos, aqueles que no início do acompanhamento moravam sozinhos e aqueles que não moravam sozinhos, para analisar como evoluíram em relação ao controle ou não da hipertensão ao longo do referido ano. Qual, dentre as alternativas abaixo, apresenta uma anáise crítica CORRETA sobre o desenho do estudo proposto pela equipe da Unidade de Saúde?
Poderia tratar-se de uma coorte retrospectiva, desde que houvesse garantia de que inicialmente os dois grupos de idosos estivessem isentos do desfecho.
Poderia tratar-se de um estudo de intervenção, desde que houvesse o cuidado de selecionar os dois grupos de idosos de forma randomizada.
Poderia tratar-se de um estudo de coorte prospectiva, desde que houvesse o cuidado de garantir uma seleção aleatória dos dois grupos de idosos.
Poderia tratar-se de um estudo de caso controle, desde que os critérios de inclusão e exclusão dos dois grupos estivessem inicialmente bem definidos.