Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCM - BM - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRA MANSA - 2019
Criança, 2 anos, deu entrada em Pronto Socorro Infantil chorosa, irritada, com salivação intensa. Segundo a mãe, os sintomas iniciaram após a criança ingerir uma substância que estava dentro de uma garrafa pet de refrigerante no quintal de sua cunhada que faz sabão para vender. Certificado de que a criança havia feito ingestão de soda cáustica. Solicitado endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão necrótica do terço médio do esôfago com suspeita de perfuração (queimadura de 3° grau). Após a endoscopia, criança evolui com rouquidão, estridor respiratório e dispnéia. Qual a conduta a ser adotada frente ao quadro clínico e à endoscopia?
Internação em UTI, Corticoterapia endovenosa e observação.
Ressuscitação hidroeletrolítica, intubação traqueal, esofagostomia cervical em duas bocas e gastrostomia, internação em UTI pediátrica.
Ressuscitação hidroeletrolítica, encaminhar para UTI pediátrica, jejum e repetir a endoscopia em 36 horas;
Passagem de SNG, encaminhar para UTI pediátrica, alimentar por sonda em 48 horas.
Ressuscitação hidroeletrolítica, intubação traqueal, encaminhamento para UTI pediátrica e repetir endoscopia em 48 horas.