Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
PMC - PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL - 2018
Bruna, 21 anos, com 12 semanas de gestação, em sua primeira consulta pré-natal apresenta teste rápido para sífilis positivo exame de VDRL solicitado na mesma consulta apresentou resultado 1:4. Em relação aos métodos para o diagnóstico da sífilis adquirida e sífilis na gestação, assinale a alternativa incorreta: Em relação ao tratamento e acompanhamento de Bruna, assinale a alternativa incorreta:
Na gestação, tratamentos não penicilínicos são inadequados e só devem ser considerados como opção nas contraindicações absolutas ao uso da penicilina.
Para as gestantes comprovadamente alérgicas à penicilina, recomenda-se a dessensibilização, em serviço terciário, de acordo com protocolos existentes.
Na impossibilidade de realizar a dessensibilização durante a gestação, a gestante deverá ser tratada com doxiciclina. No entanto, para fins de definição de caso e abordagem terapêutica da sífilis congênita, considera-se tratamento inadequado da mãe, devendo ser avaliado clínica e laboratorialmente.
As pacientes gestantes devem ser seguidas em intervalos mais curtos (mensalmente) com exame de VDRL. Caso haja uma elevação de títulos em duas diluições ou mais (por exemplo, de 1:16 para 1:64), deve-se considerar a possibilidade de reinfecção ou reativação da infecção. Nesses casos, deve ser instituído um novo tratamento, estendido às parcerias sexuais, quando necessário.
É indicação de sucesso de tratamento a ocorrência de diminuição dos títulos em torno de duas diluições em três meses, e três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.