Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SMS - JP - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA - 2016
Analisando o histórico da construção do SUS e da Atenção Primaria à Saúde (APS) no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
A Constituição Federal de 1988 define três grandes referenciais para o sistema de saúde brasileiro: um conceito ampliado de saúde; a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, e a instituição de um Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS foi calcado nos princípios de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação da comunidade e foi resultado de um intenso movimento social denominado reforma sanitária.
O SUS e a reforma sanitária orientaram a organização incremental de uma Atenção Primária à Saúde (APS) com características próprias e endógenas, a partir das experiências locais de diversas regiões do país.
Na construção da APS no SUS, houve uma opção preferencial pela municipalização e, diferentemente de outros paises, no Brasil esse movimento ocorreu com privatização de serviços e redução da capacidade gestora e reguladora do Estado.
A APS, entendida com olhar de diversas matizes, tornou-se um termo polissêmico. Entendimentos restritivos ainda persistem, questionando a contribuição da APS no SUS e entendendo esta como um programa de medicina simplificada para os pobres.