Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


PSU - MG - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - MG - 2014

A senhora J.T.P. de 50 anos, do lar, foi atropelada por um ônibus em via de alta velocidade. Foi levada ao Pronto-Socorro pelo transporte pré-hospitalar. Há relato de parada cardiorrespiratória no transporte, quando foram iniciadas manobras de reanimação com massagem cardíaca externa. Tempo de massagem: 20 minutos. À admissão, encontrava-se em Glasgow 03, pupilas 6/6 mm, cianose das extremidades, ausência de pulsos centrais e múltiplos ferimentos em todo o corpo. Eletrocardiograma (ECG) mostrava assistolia quando interrompida a massagem cardíaca. Ultrassonografia de saco pericárdico sem sinais de tamponamento. Dentre as opções abaixo, assinale a conduta MAIS ADEQUADA a ser tomada pelo médico que recebe a paciente:

A

Reiniciar manobras de reanimação com massagem cardíaca externa, administração de adrenalina, reposição volêmica com cristaloides e sangue.

B

Certificar-se do tempo de parada, reexaminar, confirmar os dados vitais, exame físico e ECG e declarar a paciente em óbito.

C

Reanimação volêmica com cristalóides e sangue e encaminhar imediatamente a paciente ao centro cirúrgico para toracotomia de reanimação.

D

Manter manobras de reanimação, com reposição volêmica e solicitar imediatamente avaliação neurológica pela gravidade do trauma crânio-encefálico.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀