Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SES - RJ - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - RIO DE JANEIRO - 2023
A hiperglicemia materna está associada ao aumento de complicações fetais e neonatais, como macrossomia fetal, prematuridade, morte intrauterina, entre outros. O rastreio do diabetes na gestação deve ser realizado na primeira consulta de pré-natal. Os critérios para o diagnóstico do diabetes gestacional incluem a glicemia de jejum:
Menor que 92mg/dL em jejum ou no TOTG antes de 20 semanas de gestação ou entre 24-28 semanas, respectivamente
Maior ou igual a 126mg/dL antes de 20 semanas de gestação ou entre 24-28 semanas de gestação e ao menos um valor alterado no TOTG
Maior ou igual a 126mg/dL antes de 20 semanas de gestação ou entre 24-28 semanas de gestação e glicemia de 2 horas igual ou maior que 200mg/dL no TOTG
De 92-125mg/dL antes de 20 semanas de gestação ou entre 24-28 semanas de gestação e ao menos um valor alterado no teste oral de tolerância à glicose (TOTG)