Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HIS - HOSPITAL INFANTIL SABARÁ - 2019

Uma paciente de 37 anos de idade estava em sua terceira gestação, após duas cesarianas anteriores por apresentação pélvica, com 39 semanas, quando foi internada para a realização de cesariana fora de trabalho de parto e com bolsa íntegra. Negava antecedentes mórbidos nas gestações anteriores e na atual. Ao analisar os exames da gestante, a enfermeira do centro de parto notou cultura positiva para Streptococcus agalactie em swab vaginal. Preocupada, ela ligou para o médico, orientando‐o a prescrever ampicilina. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A

A enfermeira tem razão sobre a indicação de antibioticoprofilaxia para infecção neonatal por estreptococo e sobre a medicação, já que há cultura positiva.

B

A enfermeira tem razão sobre a indicação de antibioticoprofilaxia para infecção neonatal por estreptococo, mas não sobre a medicação, que deveria ser penicilina cristalina.

C

A enfermeira tem razão sobre a indicação de antibioticoprofilaxia para infecção neonatal por estreptococo, mas pode estar errada sobre a medicação, uma vez que não avaliou o antibiograma.

D

A enfermeira está equivocada quanto à indicação de antibioticoprofilaxia para infecção neonatal por estreptococo, já que se trata de cesariana eletiva.

E

A enfermeira deveria ter acionado o conselho de ética médica, pois não se pode realizar cesarianas eletivas antes de quarenta semanas.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀