Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma paciente de 28 anos com história de fadiga crônica, artralgia migratória, fotossensibilidade e lesões cutâneas em região malar é internada com quadro de síndrome nefrítica. Os exames revelam hematúria, proteinúria subnefrótica, cilindros hemáticos e elevação da creatinina sérica. FAN positivo em padrão nuclear homogêneo e presença de anti-dsDNA são confirmados. Biópsia renal é realizada e sua coloração por hematoxilina-eosina está demonstrada a seguir:

Shutterstock 1626359623

Fonte: Kateryna Kon/Shutterstock.com¹.

Com base na imagem e nos mecanismos fisiopatológicos discutidos sobre doenças autoimunes, qual alternativa melhor descreve o tipo de lesão tecidual envolvida e seu mecanismo?

A

Lesão por hipersensibilidade tipo I, caracterizada por deposição de IgE nas membranas basais e degranulação de eosinófilos.

B

 Lesão do tipo II, causada por anticorpos contra antígenos da membrana basal glomerular, promovendo lise celular mediada por complemento.

C

Lesão inflamatória tipo IV, mediada por linfócitos T CD8+ que destroem diretamente os podócitos por citotoxicidade.

D

.Lesão do tipo II, em que autoanticorpos antinucleares se ligam aos núcleos dos podócitos, promovendo apoptose via via extrínseca.

E

Lesão por hipersensibilidade tipo III, com deposição de imunocomplexos circulantes no mesângio e subendotélio, levando à ativação do complemento e inflamação.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀