Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HAC - PR - HOSPITAL ANGELINA CARON - 2026

Um homem de 30 anos é trazido ao serviço de emergência por familiares devido a rebaixamento agudo do nível de consciência. O quadro iniciou com náuseas e dor abdominal, mas nas últimas 6 horas evoluiu com turvação visual, agitação psicomotora, seguida de crise convulsiva tônico-clônica generalizada e, posteriormente, coma. Ao exame: Glasgow 5 (AO1- RV1 - RM³), pupilas midriáticas e pouco fotorreagentes. Respiração de Kussmaul, FC 130 bpm e PA 110x70 mmHg. Não há sinais de trauma. A história, obtida com a esposa, revela consumo de grande quantidade de bebida destilada de origem desconhecida cerca de 24 horas antes da admissão. Exames laboratoriais: pH: 7,15 / pCO₂: 20 mmHg / Bicarbonato: 8 mEq/L / Ureia: 60 mg/dL / Creatinina: 2,5 mg/dL / Glicemia: 210 mg/dL. Sobre intoxicação aguda por metanol, assinale a alternativa INCORRETA:

A

Está indicada administração de carvão ativado como medida de descontaminação precoce.

B

Medidas complementares importantes incluem a correção da acidose metabólica com bicarbonato de sódio EV e administração de ácido folínico.

C

Indicação de hemodiálise inclui acidose metabólica severa, alterações neurológicas e visuais e lesão renal aguda.

D

O tratamento com o antídoto etanol está indicado para prevenir a formação de ácido fórmico, o principal metabólito tóxico do metanol.

E

Em caso de convulsões refratárias aos benzodiazepínicos, a próxima linha de tratamento recomendada é a administração de barbitúricos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀