Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - 2024
Um homem com 56 anos de idade, hipertenso, procura uma unidade de saúde apresentando quadro de dispneia em atividades físicas moderadas, associada a edema de membros inferiores há seis meses. Relata que faz uso de losartana 50 mg, duas vezes ao dia, e furosemida 40 mg/dia. Ao exame físico, apresentou PA de 140 × 90 mmHg; o ecocardiograma mostrou fração de ejeção de ventrículo esquerdo de 51% e disfunção diastólica moderada; além disso, o nível de peptídeo natriurético atrial encontra-se elevado. Considerando o caso apresentado, assinale a opção correta.
A inclusão de digoxina ao tratamento desse paciente é indicada para reversão da evolução da falência cardíaca.
O acréscimo de inibidor de transportador de sódio glicose de tipo 2 (SGLT2) é indicado ao tratamento atual desse paciente.
O paciente se beneficiará do acréscimo de antagonistas de canais de cálcio, para regressão da hipertrofia ventricular e melhora do inotropismo cardíaco.
Os esforços para controlar a pressão arterial devem ser parcimoniosos porque, nesse tipo doença, manter a pressão um pouco mais elevada pode ser benéfico.