Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
REVALIDA - INEP - 2022
Um homem com 26 anos de idade comparece à consulta na atenção básica por “impinge”. Ele refere que seu cachorro também está com lesões descamativas de pele, apresentando inclusive áreas de alopécia. Ao exame físico, verificam-se manchas eritematosas descamativas em forma de anel, que poupam a região central, localizadas em tronco, face e braços. O paciente relata ter usado clotrimazol, sem ter obtido melhora. Para esse paciente, a conduta imediata deve ser:
investigar possível infecção fúngica por meio da avaliação de KOH a 10% ou cultura fúngica por raspagem da pele; se o teste for positivo, tratar com betametazona e cetoconazol tópicos por 14 dias.
investigar possível infecção fúngica por meio da avaliação de KOH a 10% ou cultura fúngica por raspagem da pele; se o teste for positivo, tratar com terbinafina oral por 14 dias.
investigar possível infecção fúngica por meio da avaliação de KOH a 10% ou cultura fúngica por raspagem da pele; se o teste for positivo, tratar com fluconazol 200 mg, dose única.
tratar com clotrimazol tópico por 3 semanas, visto que, pelas características das lesões de pele, muito sugestivas de lesão fúngica, não há necessidade de investigação adicional.