Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFU - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFU - 2014
Tereza, 60 anos, G4P4N, queixa-se de perda urinária ao tossir e espirrar associada à urgência miccional. Já foi submetida à cirurgia de perineoplastia anteriormente. Ao exame físico é visualizada saída de urina pelo meato externo da uretra durante manobra de Valsalva. O quadro anatômico não indica prolapso de paredes vaginais. Foi indicado estudo urodinâmico para comprovação diagnóstica, que mostrou pressão de perda de 120 cmH2O associada à presença de contrações involuntárias do músculo detrusor da bexiga. Assinale a alternativa correta:
O diagnóstico é de incontinência urinária mista com provável hipermobilidade do colo vesical associada à bexiga hiperativa.
Não é necessário rastreamento para infecção urinária antes da realização de estudo urodinâmico.
O diagnóstico é incontinência urinária de esforço com provável defeito esfincteriano extrínseco associado à bexiga hiperativa.
O tratamento inicial para o caso apresentado deve ser essencialmente cirúrgico.
A idade e a paridade da paciente pouco influenciam na gênese da incontinência urinária apresentada.