Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
FAMEMA - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FAMEMA - 2021
Tem havido aumento da prevalência da obesidade, que chega a atingir 20% da população brasileira — entre 2006 e 2016 houve um incremento de 60%. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
Entre as permitidas atualmente pelo Conselho Federal de Medicina, a cirurgia que apresenta melhores resultados no controle glicêmico no pós-operatório é a derivação biliopancreática (switch duodenal).
Observa-se diminuição dos níveis circulantes de sais biliares na derivação gástrica em Y de Roux e na gastrectomia vertical.
A única cirurgia metabólica elegível, conforme o Conselho Federal de Medicina, para o tratamento diabetes melito tipo 2 com IMC entre 30 kg/m2 e 35 kg/m2 , com idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos é a derivação biliopancreática (switch duodenal).
A gastrectomia vertical apresenta resultados iniciais semelhantes aos da derivação gástrica em Y de Roux na diminuição do uso de medicamentos antidiabéticos, embora em longo prazo esta última seja mais vantajosa