Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
FBHC - FUNDAÇÃO DE BENEFICÊNCIA HOSPITAL DE CIRURGIA - 2016
Sobre os exantemas, assinale a alternativa CERTA:
A escarlatina cursa com micropápulas, acompanhada de palidez perioral (sinal de Filatov), assim como palidez na região de dobras (sinal de Pastia) e cursa com posterior descamação na ponta dos dedos.
A doença de Kawasaki cursa com febre por mais de cinco dias, edema de mãos e pés, linfonodomegalia cervical, conjuntivite, língua avermelhada e como cursa com aneurisma de coronárias, o ecocardiograma é essencial para o diagnóstico.
A artrite idiopática juvenil na sua forma sistêmica é caracterizada por febre por mais de quinze dias, acompanhada de exantema durante o período febril, com ou sem artrite.
O eritema infeccioso é do tipo maculopapular rendilhado, começa e coalesce na face (face de palhaço), poupando o queixo e a região perioral e demora até três semanas para regredir, período no qual pode reativar ao se expor ao sol.
Petéquias desaparecem a digitopressão e o exantema petequial febril deve alertar para presença de doenças graves como meningococcemia ou leucemia.