Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UFSC - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC - 2010

Quanto ao rastreamento de doenças, também chamado screening, é correto afirmar que:

A

Não devem ser realizados exames de rastreamento em pacientes assintomáticos, a não ser que haja suspeita clínica que justifique a solicitação dos testes de screening.

B

Devem ser realizados anualmente exames de rotina (rastreamento) em crianças (exame parasitológico e sumário de urina e hemograma) e adultos a partir dos 40 anos (colesterol, pressão arterial, glicemia de jejum).

C

Uma das vantagens e um dos benefícios dos rastreamentos, que os indicam fortemente em todos os encontros clínicos, é a baixa ocorrência de falso-positivos no caso de doenças de baixa prevalência.

D

Os requisitos éticos (de garantia de benefícios) envolvidos nas condutas de rastreamento são iguais aos envolvidos nas condutas terapêuticas da atividade clínica em geral.

E

Dentre outros critérios, a garantia de benefícios maiores que danos para o conjunto das pessoas rastreadas deve ser rigorosa e baseada em evidências provenientes de estudos científicos de boa qualidade, para se estabelecer a indicação de rastreamento.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀