Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE - 2018
Primigesta de 28 anos deu à luz um recém-nascido (RN) a termo, com exame físico normal. Por ter sido diagnosticada com tuberculose pulmonar, iniciara tratamento há 10 dias. Qual a conduta adequada em relação ao aleitamento materno?
Suspender o aleitamento materno exclusivo e solicitar pesquisa de bacilo de Koch em lavado gástrico para o RN.
Suspender o aleitamento materno até o término do tratamento, pois os fármacos causam toxicidade ao RN.
Suspender o aleitamento materno até a realização da vacina BCG no lactente. Após, liberar o aleitamento materno exclusivo.
Manter o aleitamento materno exclusivo sem indicação de quaisquer outras precauções, pois a mãe já está em tratamento há mais de 1 semana e, portanto, não é mais bacilifera.
Manter o aleitamento materno, orientar a mãe a utilizar máscara e prescrever isoniazida para o RN por 3 meses. Após esse período, fazer teste tuberculínico no lactente.