Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SUS - BA - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - BAHIA - 2012

Paciente, quatro meses de idade, sexo masculino, natural e procedente de Canavieiras/BA, apresenta quadro de tosse há cerca de 20 dias, acompanhado de guincho inspiratório (inspiração forçada, súbita e prolongada, acompanhada de um ruído característico) além de vômitos pós-tosse. São situações para indicação de quimioprofilaxia nessa nosologia, segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica/Ministério da Saúde, 7ª edição, exceto:

A

Comunicantes íntimos menores de um ano de idade, independenre da situação vacinal e de apresentar quadro de tosse (recém-nascidos devem ser avaliados pelo médico).

B

Comunicantes adultos que trabalham em profissões que envolvem o contato direto e frequente com menores de um ano de idade ou imunodeprimidos.

C

Comunicantes adultos que residem com menores de um ano de idade.

D

Profissionais de saúde que realizaram coleta da secreção ou exame próximo ao nariz e/ou boca do paciente ou manobra de respiração boca a boca, em um caso confirmado, sem utilizarem os equipamentos de proteção individual (EPI).

E

Pacientes imunodeprimidos, mesmo que não tenham contato íntimo com o portador, nem com suas secreções.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀