Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


CERMAM - COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO AMAZONAS - 2025

Paciente do sexo masculino, 68 anos, sobrepeso, fumante, é admitido com quadro de hematoquezia volumosa seguido de 1 episódio de enterorragia (sangue vermelho vivo) há 2 horas. No momento não está mais sangrando (SIC). É hipertenso e diabético e faz uso de aspirina e clopidogrel regularmente. Ao exame físico, apresenta-se pálido, FC: 94bpm, FR: 26irpm, P.A .: 100x70mmHg. Seu abdome é algo globoso, flácido e indolor à palpação. Toque retal com sangue em dedo de luva. Hemoglobina: 10.5g/dl. Sobre a conduta do caso acima, assinale a alternativa CORRETA:

A

A angiotomografia é excelente opção para determinação do local de sangramento no momento da admissão deste paciente, com resultados comparáveis aos da angiografia.

B

Já que o sangramento cessou e a hipotensão permissiva está relacionada a menor incidência de ressangramento, é seguro dar alta deste paciente para investigação ambulatorial.

C

Devido a instabilidade hemodinâmica que este paciente apresenta, a melhor forma de determinar o local do sangramento à sua admissão é a colonoscopia.

D

Já que a causa mais frequente desse tipo de sangramento em pacientes idosos é a neoplasia de cólon esquerdo, a laparotomia está indicada logo após a ressuscitação volêmica adequada.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀