Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
FELUMA - MG - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUICAS MACHADO - 2026
Paciente do sexo feminino, 55 anos de idade, feodérmica, sem queixas e em bom estado geral, foi encaminhada para o seu consultório para uma segunda opinião. Ela vinha sendo acompanhada com imagens ultrassonográficas semestralmente, por apresentar dois pólipos vesiculares que foram crescendo em dois anos desde um tamanho inicialmente visto de 3 mm até os tamanhos atuais de 12 mm e 14 mm. Com relação ao quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual é a recomendação para essa paciente.
Indicar colecistectomia laparoscópica no menor prazo possível pelo risco de os pólipos já terem se malignizado.
Realizar punção biópsia por agulha fina dos pólipos sem entrar na luz da vesícula e verificar a sua constituição celular
Passar a acompanhar os pólipos semestralmente com tomografia para caracterizar melhor o seu aspecto morfológico.
Continuar o acompanhamento semestralmente com ultrassonografia, enquanto não se apresentar mudança de aspecto do pólipo.