Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE - 2018

Paciente de 55 anos, previamente higido, foi submetido a colectomia parcial de urgência devido a sangramento divertricular incontrolável, necessitando de admissão em Centro de Tratamento Intensivo por choque circulatório. Evoluiu com deiscência da anastomose e peritonite fecal, tendo sido realizadas uma segunda laparotomia de urgência, ressecção de pequeno segmento do cólon descendente e colostomia. No momento, encontra-se em ventilação mecânica, sem uso de fármacos vasoativos, afebril, com aumento progressivo da dieta enteral. Vem recebendo antibioticoterapia há 14 dias. Iniciou com débito elevado de eliminações através da colostomia, sem quaisquer outras repercussões clinicas. Qual a primeira conduta a ser adotada?

A

Interrupção imediata da dieta enteral.

B

Suplementação nutricional com nutrição parenteral e redução do volume da nutrição enteral.

C

Prescrição de metronidazol por via enteral (500 mg, de 6/6 horas) para tratamento empírico de diarreia associada de Clostridium difficile.

D

Manutenção da dieta enteral e revisão de todos os itens da prescrição, inclusive considerando a possibilidade de suspender o esquema antimicrobiano.

E

Solicitação de tomografia computadorizada de abdômen para descartar colite isquêmica.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀