Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE - 2018

Paciente cirrótico foi internado por agravamento do estado geral, febre e dor abdominal. Ao exame físico, apresentava alteração do nível de consciência, ascite e pressão arterial de 88/50 mmHg. Exames laboratoriais evidenciaram anemia e piora da função renal. Foi realizada paracentese, e o exame do líquido de ascite mostrou 480 leucócitos/mm³, com 80% de neutrófilos. Com base nesse quadro, assinale a assertiva correta.

A

Antibioticoterapia deve ser iniciada após o resultado da cultura do líquido da ascite confirmando peritonite bacteriana espontânea.

B

Albumina por via intravenosa não deve ser utilizada, tendo em vista que o paciente já apresenta alteração da função renal.

C

Paracentese deve ser repetida 2 dias após o início da atibioticoterapia para avaliação da resposta ao tratamento.

D

Eletroencefalografia deve ser realizada para confirmação de encefalopatia hepática.

E

Alteração da função renal é secundária à síndrome hepatorrenal.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀