Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Homem de 68 anos foi encaminhado ao urologista após apresentar aumento progressivo do volume prostático, com sintomas de hesitação urinária e sensação de esvaziamento vesical incompleto. A ressonância magnética evidenciou crescimento nodular predominante na zona de transição da próstata, sem sinais de invasão extracapsular. Durante a consulta, o paciente foi informado sobre a organização anatômica da glândula.
Considerando a anatomia prostática, qual afirmação melhor descreve a divisão anatômico-funcional da próstata e sua relevância clínica?
A zona periférica é a principal responsável pelos sintomas de obstrução urinária, sendo o local mais comum de hiperplasia benigna da próstata.
A zona de transição circunda a uretra prostática e é a área mais frequentemente acometida pela hiperplasia prostática benigna.
A zona central, localizada entre a cápsula prostática e a uretra, é o principal sítio de desenvolvimento do adenocarcinoma prostático.
A zona fibromuscular anterior é a mais ativa secretoriamente, contribuindo com a maior parte do líquido prostático.
A zona periférica, localizada ao redor dos ductos ejaculatórios, raramente é acometida por neoplasias malignas.