Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SMS - SJP - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - 2017

Gestante tabagista (um maço de cigarros/dia) é atendida na primeira consulta de pré-natal com história de ciclos menstruais irregulares. Segundo a data da última menstruação, a idade gestacional é 34 semanas. Ao exame clíncio, apresenta altura uterina de 27 cm. Ainda não realizou exames laboratoriais/subsidiários nesta gestação. É CORRETO afirmar que:

A

Trata-se de restrição de crescimento fetal grave associada a elevado risco de óbito intrauterino devido à insuficiência placentária, estando indicado a corticoterapia.

B

Trata-se de restrição de crescimento fetal grave associada a elevado risco de óbito intrauterino devido a insuficiência placentária, estando indicado amniocentese.

C

Dentre as hipóteses diagnósticas, vale considerar: erro de data, presença de malformação fetal e crescimento fetal restrito.

D

Nestes casos, o achado ultrassonográfico de oligoidrâmnio é patognomônico de insuficiência placentária grave.

E

No exame dopplervelocimétrico da artéria umbilical, a reversão do fluxo diastólico final descarta a hipótese de restrição do crescimento fetal.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀