Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SES - PE - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - PERNAMBUCO - 2017
Em outubro de 2015, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) comunicou à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) a observação, a partir de agosto de 2015, do aumento no número de casos de microcefalia. A partir daí, foram consolidadas evidências que corroboram a relação entre a presença do vírus zika e o aumento da ocorrência de casos de microcefalia no país. De acordo com o protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika (Ministério da Saúde, 2016), assinale a alternativa CORRETA.
Doença exantemática materna ou recém-nascido com microcefalia são indicações de cesariana eletiva.
A medição do perímetro cefálico no recém-nascido de mãe com história de zika deve ser feita após 6 horas de vida.
Devido à possibilidade de transmissão, o aleitamento materno deve ser suspenso em caso de genitora com diagnóstico de zika,
A triagem infecciosa do recém-nascido com microcefalia deve ser feita em amostras de sangue, urina, fezes e líquor.
A ultrassonografia transfontanela deve ser feita como primeira opção de exame de imagem em todos os pacientes com microcefalia.