Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
REVALIDA - INEP - 2025
Criança de 6 meses e 15 dias é levada pela mãe para uma consulta de puericultura com a médica de família e comunidade devido à dificuldade de introdução alimentar, pois apresenta baixa aceitação das papas de frutas e de legumes. A mãe relata preocupação, pois o desenvolvimento da criança tem sido diferente da experiência que teve com o primeiro filho, que aceitou rapidamente as primeiras papas introduzidas aos 6 meses. A médica, então, revisa o prontuário e identifica que, em avaliações anteriores, a criança não apresentava sorriso social e não vocalizava nenhum tipo de som. Esses achados foram confirmados nesta consulta. Diante desse quadro, a conduta médica apropriada é
Encaminhar a criança ao neurologista para avaliação clínica e para a solicitação de exames de imagem, a fim de investigar o atraso de desenvolvimento.
Aplicar o protocolo de observação para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) a fim de diferenciar a suspeita de autismo e de outras deficiências.
Levar em consideração a preocupação da mãe sobre o desenvolvimento da criança e investigar fatores de risco sociofamiliares e sinais de alerta.
Realizar o M-CHAT (Modified Children's Autism Test) e, se o resultado for positivo, encaminhar a criança para avaliação multidisciplinar.