Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HMAR - HOSPITAL MEMORIAL ARTHUR RAMOS - 2017
A depressão pode ser estudada como um dos possíveis fatores etiológicos do diabetes. Alguns estudos evidenciaram que a depressão prediz a ocorrência posterior da doença. A partir dessa análise, é possível a existência de um efeito sinérgico entre a depressão e o diabetes, ou seja, o resultado das duas condições juntas seria maior do que apenas o somatório dos seus efeitos. Estudos demonstram que os hábitos de vida (exercícios, controle do peso corporal e tabagismo) explicam uma parte considerável da associação entre depressão e controle glicêmico em diabéticos tipo 2 ao longo de anos. São adequadas as alternativas a seguir, com EXCEÇÃO de uma. Indique-a.
Um estudo brasileiro avaliou pacientes diabéticos tipo 2 e encontrou não apenas elevada prevalência de depressão, mas também correlação positiva entre a gravidade do quadro depressivo e a gravidade da polineuropatia diabética distal simétrica.
Na população geral, a depressão é responsável por piora na morbidade e na mortalidade, mesmo na ausência de diabetes.
A presença de depressão tem impacto negativo sobre o controle metabólico e, por outro lado, um mau controle metabólico não altera a depressão.
Um estudo demonstrou que a depressão seria um importante fator de risco para doenças micro e macrovasculares, perda da autonomia e até mesmo mortalidade pelo diabetes.