Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


USP - SP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SP - 2025

Você vai realizar uma consulta domiciliar para um paciente de 72 anos de idade, que recebeu alta há dois dias. Ele estava internado devido a uma descompensação de insuficiência cardíaca. É a quinta internação ao longo de 1 ano. Ele permanece a maior parte do dia sentado com dispneia, mesmo com o tratamento otimizado. Antecedentes: infarto agudo do miocárdio, diabetes melito, hipertensão arterial e dislipidemia. Aposentado há 8 anos, é casado, tem dois filhos e uma neta com quem tem ótima relação. Mini exame do estado mental: 28/30. Em relação ao seguimento, deve-se

A

explicar a gravidade da situação para a família e avaliar o quanto o paciente está disponível para receber essa informação.

B

introduzir a abordagem de cuidados paliativos e o assunto sobre as diretivas antecipadas de vontade para o paciente.

C

abordar estratégias de reabilitação a fim de melhorar a qualidade de vida, mas ainda não há necessidade de introduzir os cuidados paliativos.

D

encaminhar o paciente para internação em serviço especializado em cuidados paliativos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀