Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCMMA - SANTA CASA MISERICÓRDIA DE MARÍLIA - 2019
Você está avaliando uma menina de 7 anos de idade com história de dores articulares, inicialmente nos joelhos, com duração de três dias e, posteriormente, nos punhos e cotovelos, presentes há dois dias. Ao exame físico, não apresenta sinais inflamatórios ou limitações à movimentação passiva das articulações referidas, apesar de importante queixa de dor durante o exame. Na investigação dessa criança:
A presença de infecção de orofaringe sete a 14 dias antes do quadro doloroso, é definitiva para o diagnóstico de febre reumática.
Uma dosagem de anticorpo antiestreptolisina A (ASLO), durante a manifestação articular aguda, é suficiente para confirmar o diagnóstico de febre reumática.
Na criança assistomática, a auscculta cardiáca normal afasta a presença de cardite na febre reumática.
A coreia de Sydenham ocorre mais frequentemente em meninas e costuma ser uma manifestação mais tardia da doença, precedida de um período de labilidade emocional, com irritabilidade e choro fácil.