Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um paciente de 70 anos, com histórico de insuficiência cardíaca e infarto prévio, é internado após apresentar episódios de tontura e palpitações. O eletrocardiograma (ECG) evidencia extrassístoles ventriculares frequentes e um episódio de taquicardia ventricular não sustentada. Exames laboratoriais revelam hipocalemia significativa. O médico explica que essa alteração eletrolítica pode estar contribuindo para a geração de impulsos ectópicos no miocárdio.

Com base nos mecanismos de geração e propagação dos marcapassos latentes, qual é o principal fator responsável pelo surgimento dessas arritmias?

A

O aumento da atividade do nó sinoatrial reduz a possibilidade de automatização espontânea de focos ectópicos.

B

A despolarização espontânea das células do nó atrioventricular gera um ritmo juncional rápido que suprime arritmias ventriculares.

C

A isquemia miocárdica reduz a formação de automatismos ventriculares, pois inibe a entrada de íons cálcio nas células do sistema de condução.

D

A hipocalemia prolonga o potencial de ação e aumenta a excitabilidade das fibras ventriculares, favorecendo a geração de impulsos ectópicos.

E

Os marcapassos latentes no miocárdio ventricular disparam em uma frequência maior do que o nó sinoatrial, assumindo o comando da frequência cardíaca normal.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀