Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2025
Um homem de 58 anos é internado após apresentar quadro de exacerbação de DPOC. Ele relata piora progressiva da dispneia e confusão mental nas últimas 12 horas. Ao exame, apresenta sonolência, uso de musculatura acessória, sibilos difusos e pele quente. A gasometria arterial revela: pH 7,29; pCO₂ 72 mmHg; HCO₃⁻ 33 mEq/L. Suspeita-se de retenção de CO₂ com acidose respiratória crônica descompensada.
Com base na fisiologia do transporte de gases, como o dióxido de carbono (CO₂) é transportado no sangue a partir dos tecidos até os pulmões?
O CO₂ liga-se diretamente ao oxigênio no plasma para formar bicarbonato, sendo então transportado livremente até os alvéolos.
A maior parte do CO₂ é transportada por exocitose nos pneumócitos tipo II, por meio de vesículas gasosas.
O CO₂ é captado pelos leucócitos circulantes e convertido em ácido carbônico por ação da anidrase leucocitária.
O CO₂ é convertido em ácido lático nos tecidos e transportado por meio de proteínas plasmáticas como a albumina.
O CO₂ é majoritariamente convertido em íons bicarbonato dentro dos eritrócitos, mas também é transportado dissolvido no plasma e ligado à hemoglobina.