Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCMSP - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - 2022
Um homem de 23 anos de idade procurou atendimento médico de urgência após notar abaulamento inguinal doloroso à direita, durante atividade laborativa intensa há três horas, acompanhada de dor abdominal em cólica e um episódio de vômito. Ao exame abdominal, normocárdico, normotenso a afebril, sem sinais de peritonite. O RX de abdome mostrou discreta dilatação das alças do intestino delgado e sinal de empilhamento de moedas. A equipe de cirurgia geral foi acionada e, após exame clínico detalhado, registrou em prontuário que estava indicado o procedimento cirúrgico, por via aberta e anterior, com a técnica de Lichtenstein, em decorrência de uma hérnia inguinal primária do lado direito, encarcerada e com dilatação do anel inguinal externo com diâmetro de duas polpas digitais. Com base nesse caso hipotético e na classificação das hérnias inguinais pela EHS (European Hernia Society) ou na classificação proposta por Nyhus, é correto afirmar que a melhor alternativa será a
redução da hérnia com manobras compressivas na região inguinal, que tornaria ambulatorial o tratamento definitivo, uma vez que a classificação da hérnia é EHS = L2 ou Nyhus IIIb.
videolaparoscopia, uma vez que a classificação da hérnia é EHS = M2 ou Nyhus II.
laparotomia exploradora mediana, uma vez que a classificação da hérnia é EHS = L2 ou Nyhus IIIa.
via aberta anterior, que não deve ser utilizada quando há sinais de sofrimento de alças intestinais, por não favorecer a enterectomia ou a enteroenteroanastomose, uma vez que a classificação da hérnia é EHS = M2 ou Nyhus II.
via aberta anterior, uma vez que a classificação da hérnia é EHS = L2 ou Nyhus II.