Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - 2017
Pré-escolar de 3 anos de idade é trazido ao Pronto Atendimento pediátrico com queixa de fastio, falta de disposição para brincar e palidez cutânea na palma da mão e orelhas. Exame físico: estado geral regular, pálido, apático, hidratado, afebril e taquipneico. Murmúrio vesicular presente sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular, bulhas normofonéticas, sopro sistólico 1+/4+, FC de 162 bpm. Hemograma: hemoglobina de 5 g%, hematócrito 15%, VCM 63, leucometria dentro da normalidade; ferritina: 8,5 mg%. Morfologia das hemácias: anisocitose e hipocromia. Com relação ao contexto clínico-laboratorial acima, assinale a alternativa correta:
Para a confirmação diagnóstica de anemia ferropriva falta a dosagem de ferro sérico e a saturação da transferrina.
O tratamento indicado é concentrado de hemácias na dose de 10 ml/kg e ferroterapia oral durante 4 meses.
A concentração sérica de ferritina está inferior a valor da normalidade o que não pode confirmar o diagnóstico uma vez que é o primeiro indicador da deficiência de ferro.
O uso de concentrado de hemácias não se impõe ao tratamento uma vez que não há sinais de insuficiência cardíaca.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a ferroterapia oral, a dieta com alimentos ricos em ferro e facilitadores de sua absorção são suficientes para o tratamento do caso em questão.