Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2026
Paulo Henrique, 62 anos, relata que há cerca de um ano apresenta dor lombar com sensação de peso e formigamento em ambas as pernas ao caminhar pequenas distâncias. Refere melhora importante quando para e inclina o tronco para frente. Nos últimos dois meses, passou a apresentar dor irradiada pela face lateral da perna direita até o dorso do pé, associada a dificuldade para elevar o hálux direito.
Ao exame, observa-se discreta fraqueza na extensão do hálux direito, hipoestesia no dorso do pé direito e reflexos patelar e aquileu preservados. A ressonância magnética evidencia redução do diâmetro do canal vertebral lombar por abaulamento discal central associado à hipertrofia ligamentar, além de protrusão póstero-lateral direita em L4–L5.
Com base no caso, analise as afirmativas:
O padrão de piora à deambulação com melhora à flexão anterior do tronco é compatível com claudicação neurogênica por estenose central do canal lombar.
A protrusão póstero-lateral em L4–L5 pode comprimir a raiz L5, justificando dor no dorso do pé e déficit na extensão do hálux.
A preservação dos reflexos patelar e aquileu afasta comprometimento radicular lombar.
A raiz L5 não possui reflexo profundo clássico facilmente testável, podendo haver compressão radicular com reflexos preservados.
A coexistência de estenose central e hérnia discal pode explicar sintomas bilaterais iniciais inespecíficos e, posteriormente, déficit radicular focal unilateral.
Assinale a alternativa correta:
Apenas 1, 2 e 5 estão corretas.
Apenas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
Apenas 2 e 3 estão corretas.
Apenas 3 e 4 estão corretas.
Todas estão corretas.