Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - 2022
Paciente JBC, sexo masculino, 25 anos, foi admitido na sala de trauma em um hospital de referência, em razão de uma lesão penetrante por arma branca entre o 9º e o 10º arco costal à esquerda. Ao exame físico, o paciente apresentava: frequência cardíaca (FC) de 110bpm; PA de 110x80mmHg; murmúrio vesicular reduzido na base do hemitórax esquerdo; abdome flácido, sem sinais de reação peritoneal. Foi realizada a USG focada na avaliação do trauma estendida (em inglês, extended focused assessment sonography in trauma [E-FAST]), que revelou presença de hemopneumotórax à esquerda e ausência de líquido livre na cavidade abdominal. Sobre o próximo passo a ser dado para este paciente, assinale a alternativa incorreta:
Encaminhar para TC de tórax e abdome antes da drenagem torácica deve ser o próximo passo, a fim de definirmos entre conduta cirúrgica laparotômica ou apenas drenagem do tórax.
Paciente deve ser submetido a avaliação inicial (ABCDE) - a despeito de qualquer suspeita, o paciente traumatizado deve ser avaliado de acordo com os preceitos do ATLS.
A TC de tórax e abdome é importante para descartamos lesão de diafragma e órgãos abdominais.
Na dúvida diagnóstica quanto à lesão diafragmática, a laparoscopia pode ser indicada, considerando-se um FAB em transição toracoabdominal.