Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - 2017

Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, é diagnosticada com neoplasia de colón direito, após realizar colonoscopia, visto quadro de hematoquezia há 40 dias. O avô materno tratou neoplasia de colón aos 65 anos de idade; a tia materna, neoplasia endometrial aos 55 anos; e primo materno, neoplasia colônica aos 43 anos. Frente ao caso, assinale alternativa correta.

A

O principal fator de risco para o câncer colorretal é a dieta rica em proteína animal, dessa forma não se considera a história familiar apresentada como fator de risco.

B

Essa paciente é portadora de neoplasia de cólon hereditário, responsável por 40% dos casos de câncer colorretal.

C

Pode-se afirmar que a paciente é portadora de Polipose Adenomatosa Familiar.

D

Essa paciente provavelmente apresenta mutação em algum dos seguintes genes de reparo do DNA: MSH2, MSH6, MLH1, PMS1 e MPS2.

E

Pode-se afirmar que a paciente é portadora da Síndrome de Lynch tipo I.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀