Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 2014
No seu ambulatório, você atende a um paciente com 61 anos, militar aposentado, com queixa de dor torácica inspiratória moderada no hemitórax direito, que se iniciou há cinco meses com aumento progressivo. Refere ter abandonado o fumo há dez anos, mas que o fez por mais de 35 anos com 20 a 30 cigarros por dia. É alcoólatra social, moderado para fermentados. Suas condições sociais são da classe média. O exame físico mostra o paciente em boas condições clínicas e nutricionais, com sinais vitais e funções fisiológicas normais e estáveis. A ausculta respiratória está com MV diminuído em terço superior direito. Uma radiografia do tórax em PA e Perfil mostra uma imagem de hipotransparência, irregular, de tonalidade cardíaca, medindo 5 x 5 x 3 centímetros, no terço superior do pulmão direito. Diante deste quadro clínico, sua hipótese diagnóstica, sua conduta propedêutica e melhor opção de tratamento, respectivamente, são:
Sequestro pulmonar; ressonância nuclear magnética do tórax; embolização arterial.
Tuberculose pulmonar; pesquisa de BK no escarro e PPD; tratamento com esquema tríplice.
Neoplasia benigna do pulmão; broncoscopia com biópsia ou lavado e escovado, mais exame anatomopatológico e lobectomia superior esquerda.
Neoplasia maligna do pulmão; broncoscopia com biópsia ou lavado e escovado, mais exame anatomopatológico e lobectomia superior direita.
Abscesso pulmonar; tomografia computadorizada do tórax, broncoscopia com drenagem endobrônquica e esquema de antibióticos direcionados pela cultura e pelo antibiograma com drenagem intrabrônquica.