Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - 2021

Homem de 43 anos, portador de feocromocitoma, foi submetido à adrenalectomia transperitonial bilateral videolaparoscópica por ter nódulos bilaterais nas adrenais. No pré-operatório, foi feito o preparo clínico com alfa e betabloqueio. Além de ser acometido pelo feocromocitoma, é obeso, diabético e tem hipertensão secundária de difícil controle (uso diário de 5 anti-hipertensivos). No pós-operatório imediato, esse paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva para melhor monitorização e controle hemodinâmico. Ele teve pouca mobilidade nos dois dias subsequentes à cirurgia, evoluindo no 3º dia de pós-operatório com taquipneia, hemoptise e queda de saturação de oxigênio, mas com estabilidade hemodinâmica. Com relação a esse caso e o seu diagnóstico, é correto afirmar que

A

a dosagem normal de D-dímero exclui a possibilidade de tromboembolismo pulmonar, sendo indicada realização de broncoscopia para investigação da hemoptíse.

B

o tratamento inicial indicado deve ser com uso de anticoagulantes antivitamina K (Marevan®, pelo menor risco de hipercoagulabilidade comparada com heparina não fracionada ou de baixo peso molecular.

C

o D-dímero é extremamente útil na exclusão do diagnóstico de trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar em pacientes com alta probabilidade de ter a doença.

D

a presença de trombo na circulação pulmonar diminui a resistência vascular, gerando uma diminuição na pós-carga do ventrículo direito.

E

os exames confirmatórios de tromboembolismo pulmonar incluem a angiotomografia, a angiorressonância e a arteriografia pulmonar por detectarem diretamente o trombo.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀