Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


FMABC - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - 2023

Homem, 55 anos, submetido recentemente à esofagectomia por adenocarcinoma de esôfago apresentou quadro de insuficiência respiratória aguda, associado à dor inspiratória e fadiga. Uma radiografia de tórax revelou velamento completo do hemitórax à direita. Optou-se pela drenagem torácica que evidenciou a saída de grande quantidade de líquido branco-leitoso. A análise do líquido mostrou elevada concentração de gorduras e predominância linfocítica na contagem celular. Assinale a alternativa correta.

A

Essa entidade pode estar associada a lesões iatrogênicas, trauma torácico ou neoplasias; não havendo relatos de associação com causas infecciosas.

B

Esse paciente deve ser manejado clinicamente com medidas de suporte, reposição hidroeletrolítica e dieta com alto teor de lipídeos, visando à prevenção da desnutrição proteico-calórica.

C

Por tratar-se de complicação pós-operatória, a intervenção cirúrgica deve ser precoce e agressiva. A pleurectomia e a pleurodese são as técnicas mais úteis nos casos persistentes.

D

A instilação de óleo de oliva via sonda nasogástrica, no intraoperatório, pode ajudar na identificação do ducto e da área de vazamento, para o fechamento direto da lesão.

E

Raramente, medidas conservadoras são úteis na resolução desses casos. Tais medidas não devem ser tentadas por mais de uma semana.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀