Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HUSE - HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE - 2023

Helena, 2 anos, chega à Unidade de Saúde com sua mãe com queixa principal de tosse há 2 dias, negando febre, cansaço e vômitos. História de alergia alimentar. Ao exame com baixo peso para a idade, emagrecida, mas em bom estado geral, pálida, descorada ++/4+, hidratada, acianótica, afebril. Otoscopia e oroscopia normal. Pulmonar com ausculta simétrica sem ruídos adventícios e sem sinais de desconforto respiratório. Na pele apresenta lesões nos braços e nas pernas em estágios diferentes de cicatrização, e dois hematomas em braço direito de características recente. Ao ser questionada, a mãe de Helena ficou nervosa e informou que a filha é muito teimosa e vive caindo e tendo que ser castigada. Como você classificaria este caso e atuaria:

A

Trata-se de um caso de não violência, apenas um descuido da mãe, e a mesma deve ser orientada a ter mais cuidado com a criança. Sairia apenas com uma prescrição de sintomáticos.

B

Trata-se de um caso de violência e então deve ser encaminhada imediatamente para um exame pericial junto à polícia.

C

Trata-se de um caso de suspeita de violência e ser encaminhada para o serviço social do município para as devidas providências.

D

Trata-se de um caso de suspeita de violência e ser notificado na própria Unidade de Saúde em compartilhamento da situação com a equipe para os demais encaminhamentos.

E

Trata-se de um caso suspeito de violência, porém deve ser mantido o sigilo, com fundamento no Código de Ética Médica, por tratar-se de mera suspeita.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀