Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Durante avaliação ambulatorial, um paciente de 70 anos, hipertenso e diabético, é submetido a um eletrocardiograma (ECG) após apresentar episódios recentes de tontura. O exame revela um complexo QRS alargado (>120 ms) e desvio do eixo elétrico para -60°.
Diante do traçado eletrocardiográfico, o cardiologista considera dois diagnósticos diferenciais principais: bloqueio de ramo esquerdo completo (BRE) e bloqueio divisional anterossuperior (BDAS).
Com base nos achados e na fisiopatologia envolvida, qual das afirmações abaixo está mais correta?
O bloqueio divisional anterossuperior afeta seletivamente a condução no fascículo anterior do ramo esquerdo, resultando em desvio do eixo elétrico para a esquerda, geralmente entre -45° e -90°, com QRS estreito ou levemente alargado.
O desvio do eixo elétrico para a esquerda é um achado exclusivo do bloqueio de ramo esquerdo completo e está sempre presente quando o QRS ultrapassa 120 ms.
O bloqueio de ramo esquerdo completo leva a desvio do eixo para a direita em praticamente todos os casos, devido à ativação inicial do ventrículo direito antes do esquerdo.
O bloqueio divisional anterossuperior e o bloqueio de ramo esquerdo compartilham a mesma fisiopatologia e produzem padrões de ativação elétrica indistinguíveis no ECG, sendo diferenciados apenas por exames de imagem.
A presença de QRS alargado associada a desvio do eixo para a esquerda confirma o diagnóstico de bloqueio divisional anterossuperior, pois o BRE não afeta significativamente a orientação do vetor de despolarização.